O que é um Mensageiro Instantâneo?

Conversar em tempo real pela internet é uma das muitas facilidades que temos hoje em dia. Se você souber como usar bem os vários programas disponíveis, você pode conversar com mensagens escritas, mensagens de voz e até mesmo por video chamadas. Assim podemos até mesmo substituir totalmente o telefone.

Google TalkOs programas que permitem esses tipos de conversas são chamados de Mensageiros Instantâneos ou, em inglês, Instant Messengers. Existem vários programas diferentes, alguns podem ser instalados no seu computador, enquanto outros são usados somente pelo navegador de internet. Alguns exemplos são o Google Talk, o ICQ, o Yahoo! Messenger e o Live Messenger (MSN).

Infelizmente esses programas não se comunicam entre si nativamente, ou seja, se você tem uma conta no MSN você não será capaz de conversar com uma pessoa que tenha conta no Google Talk (até existem formas de resolver isso, mas não tratarei disse aqui).

Se você tem um email do Google (Gmail), do Yahoo! ou do Hotmail, você já tem uma conta de mensagem instantânea. Ao entrar nesses emails você poderá ver os seu amigos que estão online, podendo conversar com eles em tempo real.

Outra opção é instalar programas que mostram os contatos online e enviam suas mensagens. Cada mensageiro tem seu próprio programa, no entanto existem alguns programas que permitem você entrar em diferentes contas ao mesmo tempo. Um programa que eu gosto muito é o Pidgin, com versões para Linux, Mac e Windows.

Usando o Pidgin você pode entrar no seu MSN, no Google Talk e em diversos outros mensageiros, e o melhor, tudo ao mesmo tempo!! Infelizmente, no caso do MSN, esse programa não tem todos os recursos, como vídeo chamadas. Isso ocorre devido à Microsoft, que bloqueia seu protocolo. :(

Sobre Daniel