Escola e Jornal. Como fazer?

Notícias, informação, arte, cultura… Tudo isso é encontrado num jornal.

O jornal é um meio impresso de informação e comunicação. Nele encontramos não apenas notícias sobre assuntos muito variados, mas também produções culturais e artísticas como as tiras de quadrinhos, poesias, contos e fotografias.

Dessa forma, um jornal é uma ferramenta que serve para manter as pessoas informadas e também para divertir e distrair.

Mas qual a relação disso com a escola?

Ora. existem notícias em toda parte. Além das notícias, existe talento em todo lugar.

Um jornal da escola pode ser usado para manter todos informados do que está acontecendo e também para entreter e divertir. Sempre encontramos alunos que gostam de fazer quadrinhos e piadinhas, outros que escrevem poesias e também aqueles que gostam de desenhar. É só juntar tudo isso e mais algumas notícias que estará formado o jornal da escola!

Vamos entender um pouco mais sobre um jornal.

Geralmente as notícias são passadas de boca em boca, o que significa que cada um conta a sua versão da história para seus colegas. Mas essa forma de contar notícias tem alguns problemas, pois a notícia pode ser distorcida e até mesmo virar uma mentira ou um boato.

Foi pensando nesse tipo de coisa que surgiram os jornais. Um jornal é um meio de informação e comunicação impresso em papel e ele é, geralmente, uma fonte segura de informações, pois as pessoas que escrevem no jornal verificam se tudo aquilo é mesmo uma verdade.

O jornal é dividido em diferentes seções, cada uma falando de um assunto diferente, como por exemplo esportes, quadrinhos, arte, etc..

Os textos de um jornal são escritos de uma forma conhecida como linguagem jornalística. O jornalista que escreve o texto deve deixar sua opinião de lado e se concentrar em apenas narrar os acontecimentos, da forma mais imparcial possível. Assim quem vai tirar as conclusões sobre o fato que aconteceu é o leitor do jornal. Isso é algo muito importante, caso contrário o jornalista estará tentando manipular a opinião de seu leitor.

Além de textos é comum vermos fotografias no jornal. Elas ajudam a ilustrar o que está sendo contado e tornam mais fácil compreender o assunto. No entanto uma fotografia de jornal nunca deve prejudicar ou denegrir a imagem de uma pessoa. Como o texto, as imagens de um jornal devem se concentrar em mostrar os fatos, evitando ao máximo opiniões e situação vergonhosas, como por exemplo quando o rosto de uma pessoa apareceu fazendo uma careta!

É claro que as seções de entretenimento de um jornal, como os quadrinhos e os contos, podem ser mais descontraídas e não precisam respeitar tanto essa regra.

Sabendo disso tudo, o que você ache de fazer um jornal na sua escola?

Tags: ,

Sobre Daniel