Como fazer um Flipbook

Há algum tempo escrevi um artigo falando sobre flipbooks e a arte de fazer movimento com desenhos parados, mas faltou dar as dicas de como fazer isso. Então nesse artigo vamos ver os passos necessários para montar um flipbook.

A primeira coisa a se saber é que um bom flipbook depende da sua dedicação. Paciência, cuidado e imaginação são peças chaves para um bom flipbook.

Lápis e bloquinhoMaterial necessário:

  • Lápis;
  • Bloquinho de desenho (ou bloquinho de anotações) sem pauta, que pode ser encontrado em qualquer papelaria.

Passo-a-passo

A primeira coisa a se fazer é pensar em uma historinha. Ter a ideia já em mente é fundamental para fazer um bom flipbook. Se você quiser, pode-se fazer um rascunho antes de começar seu projeto, assim você poderá colocar as ideias em ordem…

Com a ideia pronta é hora de começar os desenhos. O ideal é deixar em branco as 5 primeiras folhas do bloquinho, pois muitas vezes as primeiras folhas escapam dos dedos quando passamos um flipbook. Outra coisa importante é não desenhar na folha toda. Deixe em branco a parte da folha mais próxima à borda do bloquinho onde as folhas ficam coladas, pois quando você folhear o flipbook essa parte não será vista direito.

Cada desenho deve ter uma pequena diferença do desenho anterior. Os movimentos desejados devem ser sutis, se você fizer desenhos muito diferentes seu flipbook ficará “piscando” e não terá uma aparência legal. O ideal é usar o desenho anterior como base para se fazer o desenho seguinte. Na prática, quanto mais desenhos forem feitos melhor será o resultado final.

Quando você acabar todos os desenhos seu flipbook estará pronto. Basta folheá-lo com os dedos e ver os resultados. :)

Clique na imagem para ver a animação. Foram usados 18 desenhos para dar esse efeito.

Quando acabar tudo, você pode fotografar cada um dos desenhos e passá-los para o computador. Depois disso, usando um programa como o Pitivi ou o Windows Movie Maker, você poderá juntar as fotos e fazer um pequeno vídeo ou, usando o Gimp você pode criar um gif animado, como esse aí de cima.

Sobre Daniel